sexta-feira, 8 de setembro de 2017

WATAIN - Casus Luciferi (Álbum)


2003 (relançamento 2017)
Nacional

Nota: 9,2/10,0

Tracklist:

1. Devil’s Blood
2. Black Salvation
3. Opus Dei (The Morbid Angel)
4. Puzzles ov Flesh
5. I Am the Earth
6. The Golden Horns of Darash
7. From the Pulpits of Abomination
8. Casus Luciferi


Banda:


E. - Baixo, vocais
C. - Guitarras
H. - Bateria


Contatos:

Assessoria:

E-mail:

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Um dos maiores pecados na visão distorcida de muitos fãs de Metal é a evolução que uma banda sofre durante sua carreira. Ninguém consegue fazer discos seguidos que se tornarão referências em qualquer vertente sendo repetitivo. E pelo visto, os suecos do WATAIN entenderam esta regra de ouro desde muito cedo. Se em “Rabid Death’s Curse” o grupo se mostrava promissor e cheio de potencial, “Casus Luciferi”, seu segundo álbum, mostra que eles eram uma banda que merecia a atenção de todos.

Lançado no por aqui recentemente pela divisão brasileira da Drakkar Production, o segundo álbum dos suecos é uma mostra de como eles conseguem ser versáteis sem abrir mão de seu estilo característico.

Ainda fazendo um Black Metal cru e agressivo até os ossos, em “Casus Luciferi” se percebe que o WATAIN começa permitir-se o uso de um refinamento musical em termos de arranjos, bem como expandiram mais sua musicalidade com melodias ainda mais bem definidas e encorpadas (algo que ficará ainda mais evidente nos futuros álbuns do grupo), com estruturas harmônicas mais bem acabadas. É Black Metal na mais pura essência do gênero, ainda com aquele jeitão da escola sueca do gênero, apenas mais bem estruturado e um pouco menos cru.

Produzindo, mixando, masterizando e cuidado da engenharia sonora de “Casus Lucifieri” está Necromorbid, que é ninguém menos que o mesmo Tore Stjerna com quem eles trabalharam em “Rabid’s Death Curse”. E parece que a experiência mútua de ambos os lados contribui muito para que o disco soe mais limpo e consensual, sem, no entanto, perder sua sonoridade Black Metal. Ainda há crueza e sujeira, mas com maior definição sonora e timbres instrumentais mais bem escolhidos e claros.

Ketoladog é o mesmo Davthvs com quem o grupo trabalhou para a arte de “Rabid Death’s Curse”. Desta vez, ele fez uma capa muito boa e simples, mas o encarte em forma de livreto lhe permitiu usar gravuras diferentes aliadas às letras. E mais uma vez, ficou ótimo.

O que separa o que se ouve em “Casus Luciferi” do que o WATAIN fez em “Rabid Death’s Curse” é o amadurecimento, a capacidade o grupo de explorar seu próprio universo musical e criar arranjos mais bem acabados, uma preocupação estética que substituiu a ingenuidade inicial. E não é à toa que o grupo só cresceu depois desse disco em termos de exposição.

Este disco é mais homogêneo e com uma abordagem mais refinada, o que nos permite dizer que suas oito músicas são excelentes. Mas a porradaria extrema e com boa diversidade rítmica de “Devil’s Blood”, o peso cavalar e azedume infernal de “Black Salvation” (que belo trabalho de baixo e bateria nesses ritmos tão variados), o cortejo fúnebre atmosférico e soturno de “Opus Dei (The Morbid Angel)” e seu trabalho fantástico de vocais, o inferno de peso e de riffs avassaladores de “I Am the Earth” (onde certo retoque de técnica musical surgem nas guitarras nessa pegada mais cadenciada), a extrema e brutal “From the Pulpits of Abomination”, e a abrasiva e mais simples “Casus Luciferi” (que tem uma pegada mais próxima ao material do disco anterior, mas destilada ao longo de oito minutos de pura obscuridade mórbida nos vocais).

Tal qual o lançamento de seu antecessor, “Casus Luciferi” também tem tiragem limitada, logo, é bom irem à luta por suas cópias!

WATAIN - Rabid Death’s Curse (Álbum)


2000 (relançamento 2017)
Nacional

Nota: 8,7/10,0

Tracklist:

1. The Limb Crucifix
2. Rabid Death’s Curse
3. On Horns Impaled
4. Life Dethroned
5. Walls of Life Ruptured
6. Agony Fires
7. Angelrape
8. Mortem Sibi Consciscere
9. When Heavens End


Banda:


E. - Baixo, vocais
C. - Guitarras
H. - Bateria


Contatos:

Assessoria:

E-mail:

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Relançamentos possuem muitas tarefas a cumprir. A principal, de um ponto de vista de fã, é conseguir uma cópia do disco em questão, e de uma observação temporal, o quanto a banda evoluiu. Hoje, pelos esforços da Drakkar Productions Brasil, temos acesso mais simples e barato a “Rabid Death’s Curse”, primeiro disco do WATAIN, um dos fenômenos mais recentes do Black Metal, e isso às portas do lançamento do novo disco do grupo.

Em termos comparativos, “Rabid Death’s Curse” é um disco de 17 anos atrás, com o então trio mostrando uma música brutal e ríspida, claramente influenciada pelo trabalho de bandas como MARDUK e BATHORY e todo encargo da escola sueca do gênero, mas ainda assim já mostravam bastante identidade. E por ser logo o primeiro trabalho dos suecos, se percebe que existe um talento musical latente e bruto que necessita de ser lapidado pelo tempo. Mas não se percam, já que o disco possui atrativos ótimos.

A produção, masterização e engenharia do álbum são assinadas por Tore Stjerna, que ainda era um produtor novato, mas que soube dar uma cara ao som do trio, a ponto e ser produtor dos quatro álbuns do grupo. Aqui, impera a crueza e peso cavalar, a sujeira proposital que leva “Rabid Death’s Curse” a soar bem orgânico e espontâneo, com timbres instrumentais costumeiros ao gênero. Embora longe da perfeição, é o que melhor se encaixa na proposta do grupo naqueles tempos.

A arte é bem simples e direta. Davthvs fez uma capa e um layout que encaixassem no trabalho dos suecos, mas simples e direto, com encarte preto com letras brancas, fotos do grupo, e isso em uma folha que dobra em três partes. Algo que aparenta ser barato, mas que funcionou perfeitamente.

Se ainda está longe de ser o WATAIN de alguns anos no futuro, se percebe a honestidade da música deles. É bruto e agressivo, mas mesmo assim, com boa musicalidade, bons arranjos musicais e mesmo partes em que o grupo não se furta do uso de melodias mórbidas e alguns arranjos de outros gêneros. Sim, o grupo já estava buscando sua identidade naqueles tempos.

E é justamente esta identidade que dá vida às 8 canções do álbum. Mas as melhores são a abertura a seco e direta de “The Limb Crucifix”, recheada de riffs abusivos e vocais ríspidos, as passagens mais cadenciadas e mórbidas de “Rabid Death’s Curse” (onde se percebe um trabalho ótimo de baixo e bateria, diga-se de passagem), a porradaria veloz de “On Horns Impaled” (mas tendo em vista que o grupo não faz músicas retas ou sem mudanças e ritmo), a ótima coleção de arranjos bem feitos de “Walls of Life Ruptured” (uma exibição de gala dos vocais, além de certo clima fúnebre surge nas passagens mais refreadas, onde o baixo distorcido do grupo troveja para todos os lados), o caldeirão fervente de riffs sujos de “Agony Fires”, e a longa e muito bem trabalhada “Mortem Sibi Consciscere” (onde já se percebe todo potencial do grupo para os que não conseguiram ver até o momento, pois eles soam sólidos como uma unidade, sem se destacar esse ou aquele instrumento). E de bônus, esta versão de “Rabid Death’s Curse”, tal qual a de 2004, trás “When Heavens End”, um cover do velho DØDHEIMSGARD norueguês, que ganhou uma roupagem mais agressiva e com contornos melancólicos.

Um disco de primeira, e que finalmente está mais acessível aos fãs. E aproveitem, pois “Rabid’s Death Curse” deve esgotar logo!

SPELL FOREST - Candelarum (Álbum)


2017
Nacional

Nota: 9,5/10,0


Tracklist:

“Candelarum” EP:

1. Candelarum
2. Rebellionis
3. Hoc Est Corpus Meus
4. Viva Satanas

“Adornus Satani” Rehearsal Demo 1998:

5. Moon of Serpent
6. Adornus Satani

“Adornus Satani” Rehearsal Demo 2000:

7. The Majestic Throne of Forest (Intro)
8. Moon of Serpent
9. Adornus Satani
10. Gran Dominium
11. The Dark Sphere of Soul
12. Dark Enchantment
13. Tormented by the Evil Existance (Outro)


Banda:

Lord Mephyr - Vocais, guitarras, teclados, baixo
Pestiferat XIII - Bateria, percussão


Contatos:

Facebook:
Twitter:
Youtube:
Instagram:
Bandcamp:
Assessoria:

E-mail:

Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Quando se fala em Black Metal no Brasil, muito se pensa no aspecto das polêmicas, mas não deveríamos nunca deixar de lado o aspecto musical. Apesar de tudo, o gênero agrega muito valor a todos os outros. E por aqui, podemos dizer que temos de tudo em termos de Black Metal, e o SPELL FOREST, um grupo de muita experiência nos ombros, é um dos nomes mais fortes e criativos do gênero. E como a Drakkar Productions Brasil possui forte preocupação mercadológica com os fãs do estilo, eles bancaram o relançamento do EP “Candelarum” de 2014, só que com algumas faixas bônus ótimas.

O que temos em mãos é uma compilação. Temos, juntamente com as faixas do supracitado EP mais as duas Demos-ensaios “Adornus Satani”, sendo uma de 1998 e a outra de 2000, antes que a banda lançasse seu primeiro álbum em 2001. O que se percebe através dessa passagem que compreende 16 anos é que o SPELL FOREST mantém uma identidade musical forte, mas que não se nega a evoluir dentro dos limites do Black Metal soturno e sombrio nos moldes da SWOBM. E essa fusão de personalidade com uma visão diferenciada e experiente faz da banda um nome bem conhecido no underground e com um trabalho tão bom.

Em termos de qualidade sonora, é mais que óbvio que elas existem. As das Demos estão em um bom nível para a época, onde as limitações financeiras e de equipamentos (e mesmo de um pouco de “know-how” de como se gravar o gênero por aqui), e mesmo porque a crueza faz parte do charme do Black Metal, verdade seja dita. Já as quatro do EP possuem uma crueza mais calculada, embora permitindo que os instrumentos sejam ouvidos e compreendidos. Tudo isso visando soar mais orgânico, cru e sombrio, e justamente por isso, ficou muito bom.

A arte, feita por Mara Huwe e o design interno da Svart Design deixam o disco ainda mais belo e fúnebre, com o uso de tons de preto, branco e cinzento, tudo isso em um belo formato Digipak de três painéis.


Embora não tão conhecido no cenário mundial como seus compatriotas do MYSTERIIS, PATRIA e OCULTAN, o trabalho musical do SPELL FOREST é digno de menção honrosa e tão bom quanto cada um deles. Sombrio e pesado, agressivo na medida certa, com uma técnica musical sóbria e ótimos arranjos, suas canções seduzem os ouvintes mais e mais conforme nos ambientamos a ela.

“Candelarum”, como dito anteriormente, originalmente é um EP de quatro faixas, onde “Candelarum” mostra-se uma canção um pouco mais tradicional em termos de Black Metal (com ótimas guitarras mostrando melodias soturnas e teclados sinistros ambientando-a), seguida da agressividade à lá MAYHEM antigo de “Rebellionis” com sua base rítmica veloz em um bate-estacas impiedoso (embora com boas mudanças rítmicas por parte de baixo e bateria), o peso ríspido e bruto de “Hoc Est Corpus Meus” e de “Viva Satanas” (ambas com ótimos vocais e riffs excelentes) mostram como o grupo tem lenha para queimar.

Em termos das Demos, é bom se preparar, pois a qualidade sonora é extremamente crua, especialmente em “Adornus Satani” de 1998, com a de 2000 um pouco melhor. Mas ambas as versões para “Moon of Serpent” e “Adornus Satani” de ambas as Demos, mais “Gran Dominium” e sua agressividade espontânea e envolvente, e a explosiva “Dark Enchantment” nos levam à conclusão de que o grupo é realmente fiel às suas raízes musicais, mas sem ficar preso ao passado.

No mais, o SPELL FOREST não necessita de muitos elogios, já que o trabalho deles por si já diz tudo. Logo, aproveitem, pois a tiragem de “Candelarum” é limitada a 500 cópias apenas!

STONEX (Hard'n'Heavy Metal Old School - Sergipe/PE)


Banda: STONEX

Início de atividades: No final do ano de 2012

Discos lançados: Um EP intitulado “Seeds Of Evil”.

Formação atual: Ramon Guerreiro (vocais), Mark Hazz (guitarras), Dálvaro Soares (guitarras), Alessandro Mongini (baixo), Adriano Tavares (bateria)

Cidade/Estado: Aracaju/SE


BD: Como a banda começou? O que os incentivou a formarem uma banda?

Todos já eram veteranos na cena em um grau maior ou menor. E com muitas idéias na cabeça.


BD: Quais as maiores dificuldades que estão enfrentando no cenário?

Dinheiro e divulgação (risos). Sempre foi assim e será.


BD: Como estão as condições em sua cidade em termos de Metal/Rock? Conseguem tocar com regularidade? A estrutura é boa?

A mesma merda de sempre. Alguns produtores de merda tentando tirar proveito do underground. Felizmente nem todos agem da mesma maneira. E como nós agimos com parceiros interessados na música, nós somos do contra. Nossos parceiros são os melhores. Idiotas aproveitadores existem em todo lugares. Que legal hein!!!


BD: Hoje em dia, muitos gostam de declarar o fim do Metal, já que grandes nomes estão partindo, e outros parando. Mas e vocês, que são uma banda, como encaram esse tipo de comentário?

Desde os gregos já era decretada o fim de alguma coisa. Gregos??? Esse argumento é recorrente. Não?

O bastão é passado, sempre existiram bons e ruins artistas em qualquer gênero. Mas por enquanto a taxa de O2 e N2 permanece inalterado na atmosfera.

A criatividade humana não tem medida.


BD: Em termos de Brasil, o que ainda falta para o cenário dar certo? Qual sua opinião?

O Metal precisa de pessoas realmente interessadas em mudar a consciência coletiva. Chega de preconceitos e regrinhas. A polícia também se veste preto.


BD: Deixem sua mensagem final para os leitores.

Tratem bem sua família. Estudem o seu instrumento. Toquem alto sua música. E se estiver com vergonha de sair de preto, não saia. É a atitude que conta.

Obrigado pelo espaço.

Metal is Forever!!!


Links para contatos:
Canal do Youtube: Banda Stonex Official
Instagram: @Banda_stonex


APOPHANOUS (Progressive Thrash Metal - São Paulo/SP)


Banda: APOPHANOUS

Início de atividades: Fevereiro de 2015

Discos lançados: “Obliteration Has Come” EP (Abril/2016)

Formação atual: Álvaro Albuq (baixo, backing vocals), Fábio Trevisan (bateria), Tiago Lima (guitarras) e Vitor Alcântara (vocais)

Cidade/Estado: São Paulo/SP.


BD: Como a banda começou? O que os incentivou a formarem uma banda?

Vitor: O início da banda basicamente possui duas histórias paralelas que se cruzam. Uma envolve o Fábio (bateria) e eu (vocalista) que resolvemos procurar por pessoas interessadas e engajadas em fazer um som pesado autoral de forma séria.

O outro lado da história envolve o Tiago (guitarra) recém-chegado em SP que decidiu procurar por pessoas a fim de tocar um som autoral pesado e com qualidade. A Internet foi responsável por juntar as duas histórias e o resultado foi a APOPHANOUS!

Meses depois o Álvaro apareceu para completar o time. Na época nós 3 (Fabio, Álvaro e eu) trabalhávamos na mesma empresa e um dia, em uma conversa no café, combinamos um ensaio e desde então o Álvaro integra a banda completando esse choque de universos.


BD: Quais as maiores dificuldades que estão enfrentando no cenário?

A nossa maior dificuldade vai além do cenário. São Paulo é uma cidade enorme e todos nós trabalhamos longe de nossas casas, custando boa parte do dia em deslocamento, o que interfere nos nossos estudos como músicos. O mesmo se reflete no fato de não morarmos todos no mesmo bairro. Acreditamos que se estivéssemos próximos os resultados seriam superiores.

Com relação ao cenário uma grande dificuldade é o acesso às casas de shows, aos eventos e as oportunidades de mostrarmos o nosso trabalho de forma orgânica, sem forçar a barra ou precisar de um “empurrãozinho”. Em São Paulo também há uma característica cultural onde a demanda por bandas cover é maior que bandas autorais, tornando as oportunidades ainda menores.


BD: Como estão as condições em sua cidade em termos de Metal/Rock? Conseguem tocar com regularidade? A estrutura é boa?

Atualmente nosso foco está direcionado às composições do nosso futuro álbum, mas temos contato com alguns produtores e algumas casas de show que possuem boa estrutura para eventos de Metal e o público também é bastante participativo. Posso citar, por exemplo, o Centro Cultural Zapata, no centro de SP que abre as portas para as bandas independentes com boa estrutura e sem exigir venda de ingressos abusivos ou coisas do gênero. No geral temos várias casas de Metal/Rock na cidade para todos os públicos e estilos.


BD: Hoje em dia, muitos gostam de declarar o fim do Metal, já que grandes nomes estão partindo, e outros parando. Mas e vocês, que são uma banda, como encaram esse tipo de comentário?

A cena Metal é muito envolvida em saudosismos e não podemos negar que muita coisa mudou do final dos anos oitenta para os dias de hoje. Mas as épocas mudam, o público muda. Porém a essência sempre estará lá. Grandes nomes partem e outros novos surgem, ainda que aqueles mais ortodoxos torçam o nariz para tal.

Nós procuramos seguir firmes, fazer o nosso som, com a nossa personalidade e enquanto houver alguém batendo cabeça nós estaremos lá!    


BD: Em termos de Brasil, o que ainda falta para o cenário dar certo? Qual sua opinião?

A coisa é mais embaixo. Para o cenário dar certo falta o Brasil dar certo (risos). Os grandes shows são caros, o custo dos consumos é caro (10 reais numa cerveja é sacanagem!!!), vivemos todos momentos bem difíceis economicamente e tudo isso de certa forma reflete no cenário.

Por fim, a mudança depende de todos nós: das bandas, dos coletivos, dos produtores de evento, das casas de show, da mídia independente e do público. Só é ouvido quem é grande, e unidos somos colossais!


BD: Deixem sua mensagem final para os leitores.

Gostaríamos de agradecer ao Metal Samsara pela oportunidade e pelo bate papo! Agradecemos também a todos os leitores e convidamos para que fiquem ligados nas novidades em nossa fanpage! Por fim, conheçam as bandas locais da sua cidade. Tem muita coisa boa surgindo e muitas bandas com potencial incrível para serem as novas grandes bandas.


Wake up! It’s not a Dream!!



Links para contatos:


DYSNOMIA (Thrash/Death Metal - São Carlos/SP)


Banda: DYSNOMIA

Início de atividades: 2006

Discos lançados: 1 Demo (“Promo”, 2009), 1 EP (“As Chaos Descends”, 2013) e 1 full-length (“Proselyte”, 2016). A banda encontra-se em processo de gravação do segundo full-length, ainda sem título definido.

Formação atual: João Jorge (guitarras, vocais), Fabrício Pereira (guitarras), Denílson Sarvo (baixo), e Érik Robert (bateria)

Cidade/Estado: São Carlos/SP


BD: Como a banda começou? O que os incentivou a formarem uma banda?

A banda começou com Júlio Cambi, ex-guitarrista, juntamente com Érik e Denílson. Alguns integrantes entraram e saíram da banda, até que eu, João, fui convidado pelo Júlio, que havia visto uma apresentação minha com um outro projeto, nos vocais, e acabei me juntando ao trio como guitarrista e vocalista. Eu já havia tocado em várias bandas aqui na cidade por algum tempo, e os caras também já tocavam juntos havia mais ou menos um ano, tirando covers, e estavam iniciando as composições próprias. Acho que todos os integrantes da banda desde o início partilharam da paixão pelo estilo, paixão essa que vinha de anos, e pela música também. Todos tinham bastante vontade de melhorar em seus instrumentos, e aplicavam-se bastante nos ensaios, que no início eram bem longos. A partir daí, as coisas começaram a fluir. Depois da gravação do primeiro álbum, tivemos uma mudança na formação: o Fabrício se juntou a nós no lugar do Júlio, já trazendo novas ideias, características e uma nova dinâmica na banda.


BD: Quais as maiores dificuldades que estão enfrentando no cenário?

A necessidade de ter uma estrutura mínima para se sustentar sem ter que tirar dinheiro do próprio bolso, e, além disso, o fato de não termos em torno de nós muitas pessoas lidando com a área extramusical, talvez. Temos muitos parceiros que temos acumulado ao longo do tempo e que hoje em dia facilitam muita coisa para a gente, porém de início éramos mais nós mesmos e as responsabilidades se acumulavam, o que leva a outro fator também, e acho que talvez isso seja uma dificuldade mais interna, apesar de depender do cenário em geral: a questão da persistência e a mantenência do foco. Essas parcerias são algo que se consolida ao longo dos anos, então, faz-se necessário tentar manter-se na estrada ou produzindo sempre, mesmo que aos poucos. E isso também não é tarefa fácil, afinal de contas, como a música não mantém a banda e seus integrantes, temos outros empregos ou afazeres, nem sempre relacionados a ela. É a realidade de muitos músicos, não só no Brasil. Creio que a questão autoral também seja um fator importante a ser considerado, é difícil fazer música autoral; a aceitação até existe quando você demonstra qualidade, mas é lenta; e somando-se a isso o fato de que o estilo também já não é dos mais acessíveis e populares, esse processo fica ainda mais moroso e penoso. Mas vale a pena, a despeito dos percalços e dificuldades, com certeza!


BD: Como estão as condições em sua cidade em termos de Metal/Rock? Conseguem tocar com regularidade? A estrutura é boa?

Existem casas de shows e pubs, que geralmente privilegiam as bandas cover ou mais mainstream, mas aqui também tem alguns lugares interessantes em que se vê muito evento e show de bandas autorais e independentes, inclusive com pautas que extrapolam a área sonora, por assim dizer; lugares em que rolam rodas de conversa, troca de ideias, comidas veganas, festivais pro público Metal, Hardcore, Grind/Noise, é muito louco: tem um festival de Noise/Grind aqui, por exemplo, numa chácara, com entrada gratuita, e só as bandas mais barulhentas que você pode imaginar; aparecem Punks, Bangers, além dos fãs da bagaceira haha, mas também tem eventos mais voltados para o público Metal, Rock ‘n’ Roll, acho que tem para todos os gostos. Falta muitas vezes a grana e a estrutura, sim, mas muitas vezes o pessoal compensa isso com muita energia e vontade; há eventos mais estruturados também, mais raramente; enfim, tem para todos os gostos, ainda que muita gente reclame, hehe. Acho que não tocamos com a regularidade que gostaríamos aqui ou pela região, mas por conta de outras circunstâncias também. A estrutura sempre pode melhorar e acho que ainda necessitamos de pessoas que invistam nisso, fora dos grandes centros urbanos e capitais, mas ainda rola bastante coisa, mesmo assim.


BD: Hoje em dia, muitos gostam de declarar o fim do Metal, já que grandes nomes estão partindo, e outros parando. Mas e vocês, que são uma banda, como encaram esse tipo de comentário?

Acho que isso se relaciona muito com a resposta da pergunta anterior. Tem muita gente fazendo eventos, inclusive o pessoal das próprias bandas, que tem se organizado para fazer acontecer. Poderia discorrer sobre muita coisa, mas percebi que tenho sido prolixo em algumas respostas, hahaha. Então aí vai uma resposta mais sucinta: acho que não está próximo do fim, pelo contrário. O público talvez tenha diminuído nos últimos anos, mas continua se renovando, vejo uma molecada que comparecia a shows nossos quando estávamos começando também formando bandas, participando, organizando seus shows e eventos, e enquanto houver músicos e pessoas se mobilizando em torno disso a coisa vai rolar.


BD: Em termos de Brasil, o que ainda falta para o cenário dar certo? Qual sua opinião?

Acredito que falta um pouco persistência por parte de muitas bandas, mas por outro lado, também falta investimento e organização, por parte de músicos, produtores, o público que também pode valorizar mais as bandas nacionais, independentes e autorais; mas creio que estejamos no caminho certo, essas coisas já ocorrem, e o underground nunca parou também, temos bandas novas e de muita qualidade sendo reveladas a todo o momento, temos uma história repleta de bandas conceituadas e mesmo cultuadas, detentoras de muito respeito no cenário internacional. Ou seja, por um lado, já deu/dá certo. Sempre se pode melhorar, é claro. Talvez eu seja muito otimista. Não ignoro as dificuldades; no entanto, vejo esse lado bom , a grande e bela história que tem o metal nacional, de muita luta e resistência.


BD: Deixem sua mensagem final para os leitores.

Bom, espero que tenham curtido a entrevista, obrigado a todos os que sempre apoiaram a banda, nos vemos na estrada!! Não deixem de apoiar as bandas independentes, autorais e nacionais, pois sim, nós temos algumas das bandas mais fodas do mundo! Basta estar atento e aberto para as coisas novas. Todos nós curtimos os medalhões e os clássicos, são parte constituinte de nossa identidade e de nossa história. No entanto essas bandas também já foram desconhecidas e tiveram que lutar pelo seu espaço. Para tanto, decerto, contaram com o apoio do público e de muita gente! Obrigado, Marcão, pela oportunidade e pelo espaço que você aqui nos cede tão gentilmente, é uma grande honra para nós! Abraços a todos!


Links para contatos:

Links para audição:


Vídeo oficial da faixa-título do primeiro álbum, “Proselyte”: https://www.youtube.com/watch?v=RSJFp1PgQEo

EVIL SENSE (Old School Thrash Metal - São Paulo/SP)


Banda: EVIL SENSE

Início de atividades: 2000

Discos lançados: 3 Demos (“Evil Sense”, “Coma of Your Brain” e “In Thrash We Trust”) e 1 full-length (“Fight for Freedom”)

Formação atual: Wagner “Capú” (guitarras, vocais), Thiago “Suco” (guitarra solo), Hugo (baixo), e Ricardo (bateria)

Cidade/Estado: Zona Sul de São Paulo/SP


BD: Como a banda começou? O que os incentivou a formarem uma banda?

A banda começou quando na escola Glauber (ex-fundador) e Adelson (ex-fundador) começaram a ouvir bandas de Metal e tinham a vontade de montar uma banda, onde Glauber chamou seu primo Thiago (ex-guitarra) e Wesley (RIP, ex-batera), dando início a banda com o nome de PHANTON LORD, depois para FENOR por último (até os dias de hoje) EVIL SENSE, tocando nos bares/casas localizados na região.

Após vários anos, alguns integrantes fizeram parte da banda, até chegar a formação de hoje


BD: Quais as maiores dificuldades que estão enfrentando no cenário?

Existem várias dificuldades na cena, entre elas podemos citar a falta de estrutura em alguns locais de shows e eventos, o comparecimento do público que em certos shows não comparece, a credibilidade de casas para com as bandas, pois não se preocupam que as bandas investem em ensaios e equipamentos, que não são baratos, para tocar por algumas cervejas ou, às vezes, nem água oferecem as bandas que colocam público na casa e não recebem nada em troca.


BD: Como estão as condições em sua cidade em termos de Metal/Rock? Conseguem tocar com regularidade? A estrutura é boa?

Bom, existem poucos lugares específicos que apoiam a cena, mas a quantidade de bandas é grande e não dá pra tocar regularmente. Quanto à estrutura, nem todos os lugares são propícios pra fazer um bom show, aparelhagem ruim, dando a impressão que a banda não é boa ou coisa parecida.


BD: Hoje em dia, muitos gostam de declarar o fim do Metal, já que grandes nomes estão partindo, e outros parando. Mas e vocês, que são uma banda, como encaram esse tipo de comentário?

Fazemos nossa parte na cena e tem muitas bandas que estão lutando também em nome do Metal, desmentindo que o Metal está no fim. O Metal jamais acabara, pois quem está na cena há tempos, como nós, sabe que o amor pelo Metal se renova sempre.


BD: Em termos de Brasil, o que ainda falta para o cenário dar certo? Qual sua opinião?

Menos aproveitadores e mais liberdade e incentivo para as bandas tocarem, já que temos ótimas bandas, e o que falta pra dar certo e acreditar nas bandas autorais. Grande parte da cena, quem faz é o público, no entanto, temos notado as casas cada vez mais vazias, muitos “apoiam” apenas pela internet, mas onde a coisa acontece é no Underground e não atrás de uma tela. A cena seria melhor se realmente o público fosse de fato aos shows, adquirir o material das bandas e as casas darem mais valor ao som autoral e na medida do possível contribuir com uma estrutura adequada; tanto para a banda quanto para o público.


BD: Deixem sua mensagem final para os leitores.

O Metal e único, transforma vidas como ideologia, nasce do nada e nunca mais morre pra que vive essa ideologia, metal e pra sempre, metal até morrer. Gostaríamos de aproveitar e agradecer a todos que de alguma maneira nos apoia e nos dá forças para levar a essência do metal onde quer que seja! Força e honra a todos!


Links para contatos:



KADAVAR: release third »Rough Times« video trailer!



Berlin, Germany-based rock overlords KADAVAR have released the third video trailer for their eagerly awaited fourth studio album, »Rough Times«

Check the trailer out, here (English subtitles available!): https://www.youtube.com/watch?v=DrSfaybovK0


KADAVAR recently released a twisted music video for the song 'Into The Wormhole' - Surf to: https://youtu.be/UaAR5nlnlQ0


The band recently released a 7" vinyl single for the first single 'Die Baby Die' including the BEATLES cover 'Helter Skelter' which is available via: http://nblast.de/KadavarDieBabyDieNB

The pre-orders for »Rough Times« (in various lavish formats, see below) and brand new merchandise can be viewed here.


















»Rough Times« will be released on September 29th via Nuclear Blast. 

More on »Rough Times«:
'Die Baby Die' music video: https://youtu.be/fE6AqV43bz8


Video Trailer #1: https://youtu.be/NbbUt-TS3UE


KADAVAR live:
30.09. UK London - The Dome
01.10. UK Sheffield - HRH Doom vs. Stoner
20.12. D Bremen - Tower
21.12. D Mannheim - Alte Feuerwache
22.12. D Münster - Sputnikhalle
28.12. D Chemnitz - AJZ Talschock
29.12. D Siegen - Vortex

w/ MANTAR, DEATH ALLEY
12.10. D Essen - Zeche Carl
13.10. D Hamburg - Markthalle*
14.10. D Leipzig - Conne Island
15.10. B Antwerp - Desert Fest
17.10. F Strasbourg - La Laiterie Club
18.10. F Paris - Le Trabendo
19.10. F Rennes - L’Ubu
20.10. F Bordeaux - La Krakatoa
21.10. E Madrid - But
22.10. E Barcelona - Bikini
24.10. F Lyon - Feyzin
25.10. CH Monthey - Pont Rouge
26.10. CH Aarau - Kiff
27.10. D Munich - Backstage
28.10. A Vienna - Flex
29.10. A Graz - PPC
30.10. HR Zagreb - Mocvara
01.11. H Budapest - A38
02.11. PL Warsaw - Progresja
03.11. PL Krakow - Kwadrat
04.11. CZ Prague - Nová Chmelnice
05.11. D Nuremberg - Hirsch
07.11. NL Amsterdam - Paradiso Noord
08.11. D Hanover - Capitol
09.11. DK Copenhagen - Pumpehuset
10.11. S Stockholm - Debaser
11.11. N Oslo - Bla
12.11. S Gothenburg - Pustervik
13.11. NL Deventer - Burgerweeshuis
15.11. D Cologne - Bürgerhaus Stollwerck
16.11. D Wiesbaden - Schlachthof
17.11. D Stuttgart - LKA Longhorn
18.11. D Berlin - Columbiahalle
*without MANTAR