quarta-feira, 18 de outubro de 2017

METAL CHURCH - Classic Live (álbum ao Vivo)


2017
Nacional

Nota: 9,2/10,0

Tracklist:

1. Beyond the Black
2. Date with Poverty
3. Gods of a Second Chance
4. In Mourning
5. Watch the Children Pray
6. Start the Fire
7. No Friend of Mine
8. Badlands   
9. The Human Factor
10. Fake Healer
11. Badlands


Banda:


Mike Howe - Vocais
Kurdt Vanderhoof - Guitarras
Rick Van Zandt - Guitarras
Steve Unger - Baixo
Jeff Plate - Bateria

Convidados:

Todd La Torre - Vocais adicionais em “Fake Healer”


Contatos:

Youtube: 
Bandcamp:
Assessoria:

E-mail:

Por Marcos “Big Daddy” Garcia


Algumas bandas parecem eternas...

Mesmo com mudanças de formação, com tudo indo contra, elas continuam por aí, espalhando o evangelho do Metal, sem dó dos ouvidos e pescoços alheios. Algumas delas podem não ter se agigantado, mas são muito queridas e amadas com seu status “cult”. E poucas bandas possuem a moral que o quinteto METAL CHURCH tem. E apenas um pouco depois de um ano após lançarem “XI”, e lá vem os “Heavy Metal Preachers” de Seattle detonar ouvidos e pescoços com “Classic Live”.

Como o nome já deixa claro, “Classic Live” é um disco ao vivo, gravado durante a turnê de 2016. O repertório foi bem selecionado, varrendo os discos do passado (uma opção da banda). Óbvio que sempre falta aquela bendita canção que adoramos, mas seria até difícil caber tudo que está faltando aqui, mesmo que fosse um triplo ao vivo, logo, o disco está de primeira, mostrando que o quinteto está vivendo um ótimo momento de sua carreira. E é ótimo ver como a energia do grupo ao vivo é insana, bem como suas composições ganham muito ao vivo.

Ou seja, preparem os ouvidos, pois “Classic Live” é um disco ao vivo ótimo, que serve de referência para muitos.


O líder e guitarrista do grupo, nosso velho conhecido Kurdt Vanderhoof, foi quem produziu, mixou e masterizou o álbum, resultando em uma sonoridade que, embora não seja perfeita, é ótima, nos permitindo ver como a banda soa bem ao vivo, sem ficarem refazendo aquilo que foi feito no show. Além disso, a qualidade aqui deixa claro que o grupo precisa de um som mais cru para não perder sua energia característica. E a arte é ótima, trazendo as famosas fotos do grupo ao vivo, algo que muitos usavam nos anos 80, mas tem estado um tanto quanto ausente de discos desse formato mais atuais.

Como o METAL CHURCH faz parte da escola Norte-Americana de Metal dos anos 80, tudo em “Classic Live” soa espontâneo e extremamente orgânico. E comentar a performance de Mike, Kurdt, Rick, Steve e Jeff chega a ser algo pecaminoso. Nada de fritadas nas guitarras, vocais agudos em tons virtuosos, ou com o baixo e a bateria tocando à velocidade da luz. Não, o foco do quinteto sempre foi a música, e por isso, vemos que a formação soa coesa em cada uma das canções.

E vamos ser sinceros: poder ouvir versões ao vivo de hinos como a arrebatadora “Beyond the Black” e suas guitarras infernais, o peso irônico e intenso de “Date with Poverty” (que lição de peso de baixo e bateria), a aula de interpretação dos vocais na cadenciada “Gods of a Second Chance”, a sensibilidade mostrada na introspectiva e clássica “Watch the Children Pray” (como as guitarras estão bem), o peso impactante da clássica “Start the Fire”, a pegajosa e causticante de “No Friend of Mine”, e a pancadaria de “The Human Factor” e suas linhas harmônicas cheias de energia.

Mas não acabou!

Ainda temos “Fake Healer” em uma nova versão de estúdio, contando com a participação de Todd La Torre (vocalista do QUEENSRYCHE), que se destaca justamente pelos duetos vocais. E uma versão de estúdio novinha em folha para “Badlands”, que ganhou peso, embora esteja respeitando a versão original em seus contrastes de partes mais lentas e outras cheia de energia. Esta última saiu lá fora apenas na versão em vinil do disco, logo, aproveitem este presentinho!

E assim, o METAL CHURCH escreve mais uma página em sua longa e gloriosa história no Metal. E “Classic Live” é um disco obrigatório, uma aula em termos de Metal ao vivo!