quarta-feira, 29 de novembro de 2017

LOBOTOMIA - Desastre (Álbum)


2017
Selo: Independente
Nacional

Nota: 9,5/10,0

Tracklist:

1.      Desastre Nuclear
2.      Correntes da Ignorância
3.      Ferida Aberta
4.      Engrenagem da Maldade
5.      Terra Sagrada
6.      Eles São Ferozes
7.      Grana no Saco
8.      A Doença é Você
9.      Voodoo
10.  Quem Vai Ganhar (Cover Simbiose)


Banda:


Edu Vudoo Lobotomia - Vocais
Guilherme Gotto - Guitarras
Daniel Brita - Baixo
Grego - Bateria
  

Contatos:

Instagram:
Assessoria: http://www.blacklegionprod.com/ (Black Legion Productions)


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


As veias abertas do Hardcore brasileiro sempre foram (como ainda são) motivos de orgulho para os fãs do estilo. E por fãs, não fecho apenas naqueles setorizados, mas bangers, punks e outros que gostam do estilo. E sem puxa-saquismos ou mesmo apologias: ver o LOBOTOMIA, veterano quarteto paulista de HC/Crossover detonando ouvidos e pescoços após mais de 30 anos de luta é algo valioso e é um prazer que não se pode mensurar. E se preparem, pois “Desastre” é um disco viciante!

Óbvio que sendo o quarto disco do grupo, “Desastre” mostra que os anos lapidaram a música, que ganhou contornos Thrash Metal/Crossover, e assim, apresenta um trabalho um pouco mais técnico. Mas se está pensando que a agressividade seca e bruta do quarteto abrandou, pode esquecer: o LOBOTOMIA continua tão furioso e insano como em seus primeiros dias, e sem soar datado. Energia aos borbotões, agressividade elevada a níveis absurdos, e um linguajar descaradamente “na lata”, sem muita embromação. E é dessa forma que a banda resgata suas origens HC sem abrir mão de sua evolução, e mostrando que tem sangue quente e não foge da briga!

E quem ganha com isso somos nós, pois “Desastre” é uma tijolada no queixo de puro bom gosto e fidelidade às raízes!

Se você está procurando por uma produção sonora muito bem cuidada e limpinha, pode tirar o cavalinho da chuva. O grupo não faz nada que não soe cru, direto e firme. Mas pera lá: ninguém falou que é mal gravado, nem de longe é assim. O produtor conseguiu dar ao grupo uma sonoridade crua e seca, para que a ira contestadora de suas letras não se perca, mas sem que os instrumentos soem em timbres ocos. Não, “Desastre” tem uma sonoridade com uma estética direta e sem frescuras, mas com muita qualidade. E reparem que a banda prefere não gravar várias guitarras, pois durante os solos, se percebe a ausência de uma guitarra base, ou seja, fico próximo ao que se ouve nos shows. Além disso, a arte de Jorge Fidelman deixa claro o contexto lírico do álbum, em um trabalho gráfico simples, mas muito claro.

Quando “Desastre” começa a tocar, um sorriso de pura satisfação surge no rosto de quem conhece o trabalho do LOBOTOMIA de longos anos: eles continuam fiéis ao que foram, mostrando o motivo de serem tão respeitados. É caótico, bruto e cru, mas graças aos toques de Thrash Metal e Crossover, tudo fica ainda mais ganchudo e envolvente. E apesar de apenas ter Grego (bateria) da formação original, o DNA deles permanece inalterado.

“Desastre” é um autêntico discão, com músicas curtas e poderosas. E podemos nos arriscar a dizer que a feroz “Desastre Nuclear”, os riffs insanos e envolventes de “Correntes da Ignorância” (além dos ótimos backing vocals), a energia crua que flui de “Ferida Aberta” (o trabalho de baixo e bateria está ótimo), os murros HC/Crossover de “Engrenagem da Maldade” e “Terra Sagrada”, a curta e grossa “Eles São Ferozes” (o slamdancing é certo, pois que energia emana dessa música), o urro anarquista de raiva contra a desigualdade social em “Grana no Saco” (um vocal urrado à lá RDP e DISCHARGE antigo de primeira), o pogo raivoso de “A Doença é Você”, e “Voodoo” e sua pegada tremendamente insana são mostras claras de que temos uma banda revigorada e disposta a mostrar que ainda tem muito a dizer (e tocar). E como se já não fosse muito, eles ainda lançam mão de uma versão “lobotomizada” de “Quem Vai Ganhar”, do grupo português de Crust/Grindcore SIMBIOSE (que aparenta ter sido gravada em uma outra sessão, pois a qualidade difere um pouco da que se ouve no restante do álbum) . É muita porradaria em um disco só!

Se você, caro leitor, for mais experiente, já sabe o que esperar do LOBOTOMIA. Mas se for jovem, ouvindo “Desastre”, vai compreender de onde veio toda a energia do Thrash Metal e Crossover de uma vez só.

O LOBOTOMIA é uma instituição do Metal e do Hardcore do Brasil, sem sombra de dúvidas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário