terça-feira, 22 de agosto de 2017

MORCROF - Codex Gnosis Apokryphv: Portae Ex Solis Svrsvm Aqvilonem (Single)


2015
Nacional

Nota: 9,1/10,0

Tracklist:

1. Prealvdivm: Aperite Portae
2. Portae Ex Solis Svrsvm Aqvilonem


Banda:


Eziel Kantele-Väinö - Vocais
Brahmss Kermanns - Teclados
R’Bressan - Guitarras
C’Borges - Guitarras
Paullus Moura - Baixo, backing vocals
R’Herton - Bateria


Contatos:

Twitter:
Youtube:
Instagram:
Assessoria: http://www.facebook.com/cangacorockcomunicacoes/ (Cangaço Rock Comunicações)


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


O cenário Black Metal brasileiro, apesar dos muitos problemas existentes nele, é um dos melhores do mundo. Somente nessas terras existe a diversidade sonora em basta observar que cada vertente do Black metal existe por aqui. E honrando a velha escola, o Brasil tem o veterano MORCROF (de São Paulo), com seus 25 anos de experiência. E enquanto aguardamos a chegada de seu novo disco, vamos aproveitando do Single “Codex Gnosis Apokryphv: Portae Ex Solis Svrsvm Aqvilonem”, de 2015.

Ainda temos o bom e velho Black Metal soturno e de andamentos cadenciados, onde se tem a clara influência da escola grega, especialmente do VARATHRON, mas com melodias subjetivas e teclados à lá ROTTING CHRIST, mais a identidade própria do grupo. Os arranjos de teclados dão aquele teor mórbido e sombrio ao grupo, que possui um ataque de guitarras excelente (com ótimos riffs, onde as melodias têm sua origem), mais um trabalho técnico e pesado de baixo e bateria (pois manter esses tempos mais lentos interessantes durante todo o tempo não é algo simples de se conseguir), e ótimos vocais que oscilam entre timbres operísticos, guturais fúnebres e alguns momentos mais rasgados. É uma fórmula que, sabendo aplicar, não tem erro, ainda mais quando o grupo sabe ser criativo.

A produção consegue dar uma sonoridade que é sombria, mas clara para que compreendamos o que o sexteto está fazendo. Óbvio que a qualidade poderia ser melhor, já que os timbres de baixo e bateria poderiam mais bem definidos, mas mesmo assim, está em um nível bom. Aliás, talvez esse jeito mais cru e sujo seja mesmo o que a banda deseja, mas sem que afete a nossa compreensão.

O Single tem duas faixas: “Prealvdivm: Aperite Portae”, que serve como introdução para a sinistra “Portae Ex Solis Svrsvm Aqvilonem”, uma moenda de ossos pesada e azeda, cheia de linhas melódicas mórbidas, vocais que alternam de timbres, e a parte instrumental é pesada e intensa, além de muito bem feita. A canção ultrapassa os 8 minutos de duração, mas faz parte da identidade do grupo ser assim. É parte do que o MORCROF é, e sempre rende ótimos frutos.

No mais, aguardemos ansiosos por seu mais novo trabalho, que se chamará “.:.CODEX.GNOSIS.APOKRYPHV.:.arcano.verba.revelatio.:.” e deve estar quase saindo da forja de Hefesto. Mas até lá, ouçam este Single e o ao vivo “Live at the Brazilian Swamp”, para aliviar a ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário