terça-feira, 22 de agosto de 2017

DESDOMINUS - Without Domain (Álbum)


2017
Nacional

Nota: 10,0/10,0

Tracklist:

1. Supremacia Underground
2. Opposition Warrior
3. Without Domain
4. False Creator’s Creator
5. The Other Side... (Atheist Mind)
6. Intro
7. Reality of Whispers Mine
8. Ejaculate in Your Stupidity
9. The Fall and the Vision
10. Judgement of the Souls


Banda:


Douglas - Vocais, guitarras
Willian Gonsalves - Guitarras, violão, vocais limpos
Ney Paulino - Bateria, narrações poéticas


Contatos:

Site Oficial:
Twitter:
Instagram:
Bandcamp:
Assessoria:


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Existem discos lançados por bandas do Brasil que, mesmo com o desdém do fã nativo, se tornam clássicos com o passar dos anos. E ao mesmo tempo, vão ficando raros, esgotados, ainda mais nesses tempos em que as mídias físicas andam perdendo espaço para o formato digital. Por este motivo, podemos dizer que o selo Heavy Metal Rock é corajoso em disponibilizar mais uma prensagem para “Without Domain”, primeiro disco do DESDOMINUS, de Americana (SP). E tanto gravadora como banda merecem aplausos por isso.

O tempo não passa para “Without Domain”, mesmo depois de 14 anos desde seu lançamento original. E verdade seja dita: a vocação do grupo para criar um Blackened Death Metal melodioso à lá DISSECTION já era perceptível, naqueles tempos. Mas não se enganem: o grupo (um trio na época) já mostrava a que vinha naqueles tempos, que tinha talento e personalidade suficientes para criar algo grandioso, com linhas de guitarras que mostravam a mistura perfeita entre brutalidade e melodia, baixo e bateria com boa técnica, e com vocais bem rasgados típicos do Black Metal. E verdade seja dita: mesmo com esse tempo todo, a música deles não soa datada em nada.

Ou seja, “Without Domain” ainda é um disco maravilhoso.

A produção sonora que o grupo teve na época foi muito boa. Firme, suja nas devidas proporções para manter o trabalho agressivo, mas permitindo a compreensão do ouvinte, cada uma das faixas está com uma sonoridade muito boa. Mesmo nas faixas oriundas da Demo Tape “Judgement of the Souls” (de Junho de 1999) estão com boa sonoridade. Poderiam ser melhores, óbvio, mas elas não só encaixam bem no contexto da música do grupo, mas era o que se podia fazer na época.

A arte, por sua vez, ficou ótima para capa e contracapa, e o encarte poderia ter sido mais bem feito em termos de cores, com letras mais claras nesse fundo escuro. Mas ficou bom, e nessa versão, o disco é em Digipack, um atrativo a mais.

Com bom nível técnico e muita personalidade (inclusive vocais femininos podem ser ouvidos em “Reality of Whispers Mine”), o trio convence por uma música bem feita e agressiva, mas com lindas melodias dando total embasamento ao que eles podiam fazer. E não é pouco, inclusive com narrativas poéticas em nosso idioma no início das canções.

A rispidez e criatividade musical do DESDOMINUS transcendem todas as dificuldades, em especial a raivosa “Supremacia Underground” com seus vocais rasgados e boas mudanças de ritmo (entremeadas por boas melodias), a fúria brutal e trabalhada de “Opposition Warrior” (baixo e bateria mostram boa técnica e entrosamento), a bem feita e com arranjos fenomenais de guitarras e vocais “Without Domain” (alguns vocais limpos aparecem aqui e ali, bem como melodias surgem dos riffs do grupo), “False Creator’s Creator” e seu início com linhas de violão, que logo dão espaço à riffs melodiosos, um andamento um pouco mais lento e com boas variações rítmicas (com baixo e bateria guiando essas mudanças sem nenhum percalço), e o outro melodioso de “The Other Side... (Atheist Mind)”, feito com voz e violão. A idéia que de inicio temos é que “Without Domain” seria um EP, mas que recebeu a adição das faixas da Demo Tape “Reality of Whispers Mine”, onde vemos faixas ótimas como “Reality of Whispers Mine” e seus belas passagens de guitarras, a mais brutal e opressiva “Ejaculate in Your Stupidity”, a mais cadenciada e envolvente “The Fall and the Vision”, e os contrastes entre violência desmedida e partes melódicas introspectivas de “Judgement of the Souls” nos permitem ver que a banda se manteve consensual e fiel às suas raízes, mas sabendo evoluir.

No mais, o DESDOMINUS continua sua saga no Brasil, mas a facilidade de ter mais uma vez “Without Domain” é algo maravilhoso. Quem já tem a versão original vai querer pelo Digipack, e quem ainda não tem, enfim terá esta obra maravilhosa do Metal brasileiro.

Ouça sem moderação alguma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário