quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

“Fast” Eddie Clarke (* 05/10/1950 - + 10/01/2018).


Em 11/01/2018, o mundo do Metal e do Rock perdeu um de seus guitarristas mais importantes: aos 67 anos de idade, Edward Allan Clarke, mais conhecido como “Fast” Eddie Clarke, ex-guitarrista do MOTORHEAD entre 1976 e 1982, faleceu de pneumonia.

Fã de Eric Clapton e com um jeito mais voltado ao Rock clássico e ao Blues, a história de vida de Eddie veio a mudar quando se juntou a Lemmy Kilminster e Philthy Animal Taylor em 1976, começando a segunda formação do MOTÖRHEAD. E justamente esta formação veio a transformar o trio em um dos 3 pilares de sustentação do Metal, junto ao BLACK SABBATH e ao JUDAS PRIEST.

Lemmy, Eddie e Phill na clássica sessão de fotos da capa de “Ace of Spades”

Em seis anos com o grupo, Eddie gravou alguns dos maiores clássicos do Metal, que são “Motörhead”, “Overkill”, “Bomber”, “Ace of Spades”, o ao vivo “No Sleep ‘til Hammersmith” e “Iron Fist”. Seus riffs rápidos e sujos viriam a se tornar a base para os estilos extremos do Metal nos anos que viriam, bem como seus solos melodiosos influenciaram a muitos. Aliás, Eddie será um dos popularizadores da Fender Stratocaster no Metal, já que seu uso não era comum ao gênero por seus timbres.

Após sair do MOTÖRHEAD em 1982, Eddie fundou o FASTWAY junto com o baixista Pete Way (ex-UFO), fora outros trabalhos que vieram posteriormente. Ao mesmo tempo, também produziu bandas como ASSASSIN, o próprio MOTÖRHEAD em alguns de seus Singles (e também o álbum “Iron Fist”), TANK, PLASMATICS, entre outros.

Lemmy, Phill e Eddie.

“Fast” Eddie Clarke era o último membro da formação clássica do MOTÖRHEAD que ainda estava vivo. E a esta altura, já se junto a Lemmy e Phill para tomar umas, fumar uns cigarros e começar uma apresentação do outro lado.

NO CLASS FOREVER!

OM SHANTI, obrigado por todo seu legado, e Rock in Peace!







Nenhum comentário:

Postar um comentário