segunda-feira, 11 de setembro de 2017

CODE 3-7 - Resilience (EP)


2017
Selo: Independente
Nacional

Nota: 9,2/10,0

Tracklist:

1. Resilience
2. Apocalypse
3. Cybergenesis
4. Standby 2.0
5. Nine


Banda:


Michael Oliveira - Guitarras
Murillo Xavier - Guitarras
Wallace Ribeiro - Baixo
Rafael Cardoso - Bateria


Contatos:

Site Oficial:
Instagram:
Bandcamp:
Assessoria:


Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia


Poucos parecem compreender que o chamado Djent Metal é uma evolução do Metal, assim como este é uma evolução do Rock. Mas ao mesmo tempo, suas características estilísticas o tornam diferenciado, ao mesmo tempo em que de difícil digestão para aqueles com a mente domada por regras e dogmas dentro do Metal (como se música precisasse dessas coisas). E é um prazer poder ouvir o trabalho do CODE3-7 mais uma vez. Após 5 anos depois do lançamento do EP “Main Entrance”, chega o EP “Resilience”, uma aula de como se faz música moderna, técnica e de bom gosto.

Groove, peso, belas melodias e energia surgem da música do grupo (que tem no guitarrista Michel Oliveira seu centro criativo). Mas mesmo assim, usando um trabalho instrumental, a fluência técnica é enorme, já que influências diferentes se aglutinaram ao trabalho do grupo (como os “inserts” orientais que são claros em “Apocalypse”). Poderíamos dizer que toda esta fluência musical nos permite dizer que Michel é um Joe Satriani do Djent Metal, já que sua técnica surge de forma espontânea, sendo consequência da música em si, não sua causa primordial. E se preparem, pois mesmo diferente e azedo (por conta da baixa afinação), é muito envolvente, criativo e ganchudo.

A produção sonora do EP é de primeira, mantendo a clareza necessária para que possamos compreender a música em si, mas intensa e pesada, com os timbres azedos das guitarras de 8 cordas comuns ao gênero. E digamos de passagem: captar todos esses timbres não á algo simples.

Musicalmente, “Resilience” é um passo adiante, pois como dito além do Djent bruto e azedo de antes, algumas melodias bem elaboradas e fascinantes se aglutinaram ao som do grupo. É agressivo e intenso, mas com um “insight” mais melodioso e maduro.

“Resilience” mostra tempos quebrados, mas com uma agressividade latente que chega a respingar, cheia de arranjos minimalistas (e um bom trabalho de baixo e bateria). O peso do Djent Metal se encontra com melodias orientais envolventes em “Apocalypse”, onde algumas debulhadas nas 8 cordas surgem de forma espontânea. Ao mesmo tempo em que uma aura moderna e pesada preenche “Cybergenesis”, vários momentos de efeitos eletrônicos surgem, dando aquele sabor mais Industrial à canção. Sobre o paralelo com Joe Satriani escrito acima, ele fica bem claro durante a audição de “Standby 2.0”, onde lindas linhas melodiosas surgem durante os solos (já que a base rítmica é quebrada e muito pesada). E de um jeitão mais experimental e preenchida por um Groove abrasivo, vem “Nine”, com momentos bem hipnóticos e algumas partes mais melodiosas, encerrando o EP em alto nível.

Um disco que agradará gregos e troianos, mas se for radical que vive no passado, passe longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário